O Programa
Histórico
O programa ESCOLA DE COMER de Paraty reúne voluntários, professores, merendeiras, nutricionistas e agricultores familiares em um grande esforço para garantir merenda de qualidade para os alunos da rede pública do município. O programa está em andamento desde 2015. Em seu terceiro ano, a ESCOLA DE COMER oferece aos estudantes de Paraty um cardápio ainda mais variado e renova seu compromisso de promover a alimentação saudável nas escolas do município.
Metas do programa e objetivos do programa
- 1 – Respeitar o direito das crianças de ter alimentação de qualidade.
- 2 – Engajar a sociedade no programa através dos padrinhos e madrinhas.
- 3 – Apoiar e incentivar as merendeiras.
- 4 – Envolver os gestores no programa.
- 5 – Informar e envolver os pais e responsáveis no programa.
- 6 – Medir o desenvolvimento físico das crianças com controle no início e no final do ano.
- 7 – Ensinar durante a vida escolar da criança 10 receitas típicas de Paraty.
- 8 – Apresentar para os estudantes ao longo dos anos os produtos e produtores locais.
- 9 – Munir os educadores com jogos e outros métodos lúdicos de educação gastronômica.
- 10 – Desenvolver hortas escolares.
Manual do Voluntário
Ser voluntário é compartilhar o seu pão, é dividir suas essências, os seus sabores, os seus saberes… É uma oportunidade para as pessoas contribuírem com a qualidade de vida local e expressarem a sua cidadania, colocando suas potencialidades à disposição das instituições de ensino e da comunidade escolar, além de aproximar a sociedade da gestão institucional.
No programa ESCOLA DE COMER, qualquer pessoa, de qualquer área de formação pode participar, basta a vontade de contribuir voluntariamente e ter algum tipo de afinidade com a alimentação;
A participação dos voluntários no programa ESCOLA DE COMER agrega valores de enorme importância para o projeto e o tipo de atividade que vai realizar deve estar aliado aos interesses do voluntário com as demandas da instituição, assim ficará mais fácil alcançarmos o sucesso coletivo.
Como Participar
- Apresentar-se à diretoria da escola apadrinhada;
- Visitas semanais;
- Sempre que estiver na escola, visitar as instalações onde são armazenados os alimentos da merenda escolar, juntamente com, cozinhas, refeitórios e outros espaços a fins; observar o manual de boas práticas (lembre-se de colocar a touca de visita, observando o uso do uniforme, cardápio correto, qualidade dos alimentos, chegada dos ingredientes), aproveitando para acompanhar os momentos da distribuição das refeições;
- Escolher com rigor a área que deseja atuar, conforme seus interesses e habilidades pessoais, garantindo um bom trabalho;
- Conversar com coordenadores pedagógicos, gestores e professores para se apropriar do PPP da escola;
- Enviar material para atualização o blog ESCOLA DE COMER junto com alunos e professores;
- Organizar, juntamente com coordenadores pedagógicos e professores a sua participação direta em atividades com os estudantes;
- Colaborar para que o projeto do qual faça parte, aconteça! Para tal, sugerimos: LEVANTAMENTO DAS EXPECTATIVAS, PLANEJAMENTO, COMUNICAÇÃO, PARCERIA, FOCO E AVALIAÇÃO;
- Participar das reuniões mensais do programa ESCOLA DE COMER;
- Ser responsável no cumprimento dos compromissos assumidos como voluntário, comprometendo-se com o que de fato possa fazer;
- Trabalhar de maneira integrada com o seu grupo e com entidade onde prestará serviço;
- Manter em segredo alguns assuntos que, porventura, não possam ser comentados livremente;
- Tentar resolver os imprevistos diretamente com os gestores e coordenadores das unidades.
E ainda…
- Estar atento é preciso! Toda intervenção deve ser baseada em fatos da realidade. Partir da falta de algo, ou de fenômenos ocorridos, pode ser um excelente caminho para desencadear uma ação educativa;
- Coloque a arte e a culinária como principal linguagem nas práticas educativas, elas são capazes de sanar a dor interior, as frustrações, ajudam a desenvolver a criatividade, além de serem carregadas de ludicidade, que é outra excelente ferramenta de desempenho e desenvolvimento integral dos estudantes;
- Escute as pessoas, levando em conta seus conhecimentos prévios sobre os assuntos em debate. Considere também suas queixas, porém procure colaborar, no que for possível, para que elas não impeçam a realização do trabalho;
- REGISTRO: Fotografias, receitas, filmagens, textos, tabelas, são instrumentos de imenso valor para a tarefa do educador, auxiliando na documentação das atividades, favorecendo o replanejamento das mesmas e servindo de indicadores de êxito das ações pedagógicas ( Iremos precisar no final, não?)
Vygotsky, educador e psicólogo nos orienta: “o que diferencia o homem do animal é o exercício do registro da memória humana”. (1999, p.76)
Muito bom esse projeto. Ele pode ser implantado em outras escolas? Como posso fazer?
Ola Ana Claudia, obrigado pelo seu comentário! Ele pode sim.
Temos disponível em nosso site a cartilha de replicabilidade do projeto, além disso você pode entrar em contato conosco.
meu e-mail pessoal é davefranca@gmail.com
Att