• Plantandando

  • Hortas nas escolas

  • Cozinhando na escola

  • Botando a mão na massa

  • Comida gostosa e saudável

  • Hora sagrada

  • Merenda sempre caprichosa

Lançamento dos Jogos da Escola de Comer

A Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Educação, apresentou nesta quarta-feira, 29, aos representantes das 34 escolas da rede municipal a mais nova ferramenta da Escola de Comer.  São dez jogos educativos focados em alimentação e gastronomia. “A ideia é falar de alimentação com os alunos de forma lúdica. Onde eles possam aprender sobre a história da culinária caiçara, as receitas dos pratos típicos da região, identificar os alimentos saudáveis e saber quanto custa cada alimento”, explica a idealizadora do projeto Escola de Comer, Ana Bueno.

Neste ano, os padrinhos e madrinhas voluntários da Escola de Comer queriam levar algo diferente para trabalhar com os alunos. E foi em um dos encontros que tiveram a ideia de desenvolver jogos educativos, com temáticas que abrangissem  desde informações nutricionais dos alimentos, educação financeira até conhecimento das receitas da região de Paraty. Todos foram a campo em busca de informações para criar os jogos com elementos locais. “Foi um longo processo de pesquisa e criação, que resultou em um material rico que hoje apresentamos às escolas”, conta empolgada a madrinha.

Com todas as informações em mãos, os padrinhos criaram protótipos que foram avaliados e ajustados por educadores do setor pedagógico da Secretaria de Educação. A construção do material foi viabilizada com o apoio da Comunitas, da sociedade civil, por meio de doações à Escola de Comer, e pela Prefeitura de Paraty.

“Educar, além do conteúdo curricular, dando as crianças alternativas de escolhas conscientes e alimentando os professores com novas ferramentas são os principais objetivos dos jogos, que além de tudo deve entreter e divertir as crianças”, explica a pedagoga do município, Eliane Lino. Quem ganha com isso são as famílias e as crianças, que seguem com saúde e conhecimento, ferramentas fundamentais para seguir a vida e o futuro que virá, completa a pedagoga.

O programa Escola de Comer reúne desde 2015 voluntários, professores, merendeiras, nutricionistas e agricultores familiares de Paraty em um grande esforço para garantir merenda de qualidade para os alunos da rede pública do município. Tem como proposta levar uma alimentação de qualidade, com cardápio variado, e o compromisso de promover a alimentação saudável nas escolas da cidade.

“Aprender brincando e comidinha boa na barriga, eis aqui alguns segredos para que as crianças sintam na escola aconchego e motivação. Quem sabe com essa receita conseguimos diminuir ainda mais a evasão escolar na nossa cidade?”, conclui Ana

Saiba mais sobre os jogos:

Adivinha O Que É?!
Jogo intuitivo à base de cartelas. Quanto mais rápido o participante acertar o alimento proposto, mais pontos ele ganha. O jogo traz informações nutricionais e regionais dos alimentos.

Cinema Gastronômico
O conceito do cinema gastronômico veio da visita que um chef turco a uma das escolas municipais, onde ele apresentou um pouco da cultura e comida do seu país de origem. Os alunos criaram um material em desenho sobre a visita e as informações que receberam. Desse material foi produzido um curta metragem pelos próprios alunos. O objetivo desse material é incentivar outras escolas a convidarem chefs ou cozinheiros de outras regiões e por meio da própria experiência gastronômica, produzam um vídeo.

 

Caminho da Merenda
O Caminho da Merenda é um jogo de tabuleiro onde os participantes atravessam o caminho passando adquirindo conhecimento sobre o percurso da merenda, passando por todas as áreas do agricultor até o departamento da merenda. Durante o percurso o participante é desafiado a responder perguntas relacionadas à merenda.

 

Livro Consultivo
O Livro Consultivo surgiu do desejo de juntar várias atividades voltadas à alimentação que já acontecem em diversas escolas, seja pelos padrinhos ou professores. Algumas atividades foram incluídas no livro, onde quem tiver interesse pode replicá-las. Lembrando que outro objetivo do livro é que ele seja vivo, dando possibilidade aos professores de implementarem outras atividades, podendo assim criar um intercâmbio de ideias entre escolas.

Trilha da Nutrição
O jogo consiste em um tapete, onde os pinos são os próprios participantes que jogam um dado para adiantar as casas. O objetivo é chegar até o fim seguindo as instruções de cada casa. As escritas das casas possuem importantes informações sobre alimentação saudável, que dessa forma será de fácil aprendizagem para os alunos.

 

Jogo da Memória
O tradicional jogo da memória teve um toque especial. Os ingredientes presentes em cada carta são os utilizados em receitas típicas da região de Paraty.

 

Pescaria Escola de Comer
O objetivo da pescaria é capturar com a varinha algum tipo de alimento da piscina. Cada alimento possui uma cartela referente a ele, onde está descrito informações sobre o alimento e a pontuação que o participante irá ganhar ou perder.

 

Gibi Mané Biju Contra o Monstro do Fast Food
O gibi é uma ferramenta ilustrativa muito famosa no mundo todo. O gibi da Escola de Comer tem o diferencial de ter como cenário a cidade de Paraty e o personagem principal ser o Mané Biju, que teve como inspiração uma persona típica da cidade.

 

Panela de Receitas
Nas Panelas de Receitas estão receitas típicas caiçaras, que podem ser produzidas pelos alunos em conjunto com as merendeiras ou serem usadas em outra atividade proposta pelo responsável.

 

Quanto Custa a Merenda
A educação financeira é uma importante área há ser trabalhada com os alunos e é exatamente disso que esse jogo trata. Os participantes precisam ter uma noção de quanto custam os alimentos propostos. Quem acertar ganha ponto. Todos os alimentos do jogo fazem parte das preparações dos pratos do cardápio da merenda da rede municipal.
Agradecimento especial ao prefeito Casé, que sempre apoiou a Escola de Comer, a Comunitas  e a todos parceiros que ajudaram nessa empreitada. ♥️

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Siga-nos

Copyright © 2019 Escola de Comer - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio