Conheçam o Trabalho da Beth na Escola do Mamanguá
Hoje, dia 5 de dezembro de 2017, tivemos o prazer de conhecer o trabalho da madrinha Elizabeth, a nossa Beth, com as crianças da escola do Mamanguá.
O trabalho da Beth consiste em desenvolver os cinco sentidos das crianças, porque apesar de parecer que dos cinco sentidos apenas um se refere a alimentação, o paladar, nesse trabalho vemos que não é tão simples assim.
A atividade consiste em vendar as crianças, colocando um alimento surpresa a disposição e assim elas são questionadas a respeito da firmeza do alimento, do cheiro e do sabor.
Vemos com isso a importância do desenvolvimento das crianças nesses aspectos, pois assim percebemos o quão é importante e verdadeiro quando vemos que a apreciação de um prato não é igual numa mesa de frente a praia ou numa área interna, com som ambiente ou sem, num dia chuvoso ou ensolarado … o ato de se alimentar é mais complexo do que imaginamos.
Nossos sentidos intervêm no nosso relacionamento com a comida de uma tal forma que vemos crianças provando e gostando de alimentos que não seriam inseridos no seu dia a dia alimentar por “não serem muito atraentes” ou “terem uma textura estranha” e essas experiências são bem sucedidas apenas pelo fato desses mesmos alimentos serem inseridos em forma de brincadeira, como construindo uma árvore de natal com grão de bico, cenoura e manjericão ou escrevendo a frase “Feliz Natal” com os mesmos ingredientes e hortelã, ervas essas que são colhidas da própria horta da escola.
Importante salientar que a madrinha deixa claro que se mesmo na brincadeira alguma criança não se sentir confortável com o sabor de algum alimento, elas não são forçadas a isso, pois segundo Beth “O importante é ter coragem para experimentar e testar, a final todo mundo têm suas preferências alimentares”.
Terminamos nosso dia com a certeza que não é só o paladar que nos faz sentir vontade de experimentar algo e sim um conjunto de fatores sensoriais ou não, que afetam diretamente nossa percepção e aceitação dos alimentos e como é importante trabalharmos isso o quanto antes.
Sortudos os alunos do Mamanguá por terem uma madrinha com essa consciência, disposta a ensinar com muito amor!
Deixe seu comentário: