• Plantandando

  • Hortas nas escolas

  • Cozinhando na escola

  • Botando a mão na massa

  • Comida gostosa e saudável

  • Hora sagrada

  • Merenda sempre caprichosa

Conheçam o Trabalho da Beth na Escola do Mamanguá

Hoje, dia 5 de dezembro de 2017, tivemos o prazer de conhecer o trabalho da madrinha Elizabeth, a nossa Beth, com as crianças da escola do Mamanguá.

O trabalho da Beth consiste em desenvolver os cinco sentidos das crianças, porque apesar de parecer que dos cinco sentidos apenas um se refere a alimentação, o paladar, nesse trabalho vemos que não é tão simples assim.

A atividade consiste em vendar as crianças, colocando um alimento surpresa a disposição e assim elas são questionadas a respeito da firmeza do alimento, do cheiro e do sabor.

Vemos com isso a importância do desenvolvimento das crianças nesses aspectos, pois assim percebemos o quão é importante e verdadeiro quando vemos que a apreciação de um prato não é igual numa mesa de frente a praia ou numa área interna, com som ambiente ou sem, num dia chuvoso ou ensolarado … o ato de se alimentar é mais complexo do que imaginamos.

Nossos sentidos intervêm no nosso relacionamento com a comida de uma tal forma que vemos crianças provando e gostando de alimentos que não seriam inseridos no seu dia a dia alimentar por “não serem muito atraentes” ou “terem uma textura estranha” e essas experiências são bem sucedidas apenas pelo fato desses mesmos alimentos serem inseridos em forma de brincadeira, como construindo uma árvore de natal com grão de bico, cenoura e manjericão ou escrevendo a frase “Feliz Natal” com os mesmos ingredientes e hortelã, ervas essas que são colhidas da própria horta da escola.

Importante salientar que a madrinha deixa claro que se mesmo na brincadeira alguma criança não se sentir confortável com o sabor de algum alimento, elas não são forçadas a isso, pois segundo Beth “O importante é ter coragem para experimentar e testar, a final todo mundo têm suas preferências alimentares”.

Terminamos nosso dia com a certeza que não é só o paladar que nos faz sentir vontade de experimentar algo e sim um conjunto de fatores sensoriais ou não, que afetam diretamente nossa percepção e aceitação dos alimentos e como é importante trabalharmos isso o quanto antes.

Sortudos os alunos do Mamanguá por terem uma madrinha com essa consciência, disposta a ensinar com muito amor!

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Siga-nos

Copyright © 2018 Escola de Comer - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio