• Plantandando

• Hortas nas escolas

• Cozinhando na escola

• Botando a mão na massa

• Comida gostosa e saudável

• Hora sagrada

• Merenda sempre caprichosa

Cartilha de Replicabilidade

Resultado de imagem para comunitas                                                            Resultado de imagem para cargill

O Projeto Escola de Comer recebeu de presente da Comunitas e da Cargill um vídeo de apresentação do projeto e uma cartilha de replicabilidade:

Resumo:

O projeto Escola de Comer surgiu com o objetivo de melhorar da merenda servida na rede de ensino de Paraty, engajando chefs de cozinha e integrantes da comunidade escolar na capacitação de merendeiras, adoção de cardápios mais nutritivos e saudáveis nas escolas e também incorporando alimentos da agricultura familiar à merenda municipal.
A Escola de Comer teve início no Polo Gastronômico de Paraty, uma associação de empresários do setor de gastronomia que promove diversas ações visando a fomentar a cultura e a identidade gastronômicas do município. Entre suas ações está o festival Folia Gastronômica, criado em 2003 e relançado em novo formato em 2014, quando passou a oferecer aulas gratuitas com chefs, programação cultural, programação infantil e juvenil, quiosques de rua, atividades de valorização da culinária local e circuito gastronômico nos restaurantes da cidade.

Em 2014, a chef e Primeira-Dama de Paraty, Ana Bueno, visitou escolas municipais a fim de convidar merendeiras e alunos para participarem da Folia Gastronômica. Durante a visita, foi realizado um reconhecimento do cardápio oferecido nas escolas e identificada a baixa qualidade da alimentação escolar e precariedade das instalações físicas.
A fim de aventar soluções para a situação, foi proposta para a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Paraty a realização do projeto de requalificação da merenda escolar do município. O planejamento foi iniciado e no segundo semestre de 2015 começaram a fornecer refeições do novo cardápio. Atualmente o programa reúne voluntários, professores, merendeiras, nutricionistas e agricultores familiares em um grande esforço para garantir merenda de qualidade para os alunos da rede pública do município.

Leia a cartilha na íntegra no arquivo abaixo:

Para download e visualização do arquivo clique aqui

Copyright © 2024 Escola de Comer - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio